metropoles.com

ONU estabelece fundo para ajudar no combate ao vírus da zika

Desde janeiro de 2015, a ONU diz que 61 países e territórios registraram transmissão local da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministerie van Buitenlandse Zaken/Reprodução
Ban Ki-moon
1 de 1 Ban Ki-moon - Foto: Ministerie van Buitenlandse Zaken/Reprodução

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estabeleceu um fundo da ONU para ajudar a financiar prioridades urgentes no combate ao vírus da zika. A iniciativa foi anunciada nesta sexta-feira (6/5).

O dinheiro será utilizado para ajudar países a implementar seus planos nacionais para responder à epidemia de zika “e lidar com os desafios sociais e econômicos mais amplos pela frente”, diz a ONU em comunicado.

O vírus se dissemina por meio do mosquito Aedes aegypti. Na maioria dos casos ele causa apenas sintomas leves, mas no ano passado médicos no Brasil registraram um dramático aumento no número de crianças nascidas com cabeças menores que o normal e problemas neurológicos, de mães que haviam contraído a doença na gravidez.

Desde janeiro de 2015, a ONU diz que 61 países e territórios registraram transmissão local do vírus. Segundo a entidade, tem havido “uma alta sem precedentes” nos casos de microcefalia em bebês.

Espanha
Autoridades de saúde afirmaram que identificaram o primeiro caso na Espanha de um feto com problemas de uma grávida que foi infectada com o vírus zika.

O Departamento de Saúde da região da Catalunha, no nordeste espanhol, afirmou que a mulher viajou para a América do Sul alguns meses atrás e havia contraído zika e dengue. Em comunicado, o departamento disse que o feto tem várias malformações.

O Ministério da Saúde espanhol confirmou nesta sexta-feira que é o primeiro caso do tipo no país. Segundo o governo, a Espanha já identificou 105 pessoas com zika, sendo 13 delas grávidas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?