metropoles.com

Número de casos de febre amarela cresce 57%. Mortes aumentam 41%

Segundo o Ministério da Saúde, a preocupação em relação à doença decorre do fato de o vírus estar circulando em regiões metropolitanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
SURTO DA FEBRE AMARELA EM MINAS
1 de 1 SURTO DA FEBRE AMARELA EM MINAS - Foto: ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

Em menos de um ano, o Brasil registrou 1.157 casos de febre amarela e 342 mortes decorrentes da doença. Os números, do Ministério da Saúde, referem-se aos registros entre 1º de julho de 2017 e 17 de abril deste ano. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 733 casos e 241 mortes relacionadas à doença. Os dados apontam crescimento de 41,9% no total de mortes e 57% no de casos.

As unidades da Federação com maior número de notificações no período são: São Paulo (2.558), Minas Gerais (1.444), Rio de Janeiro (453) e Paraná (110). Quanto aos óbitos, praticamente todos estão concentrados em Minas Gerais (156), São Paulo (120) e Rio de Janeiro (64), à exceção de uma morte ocorrida no Distrito Federal e outra no Espírito Santo.

Segundo o Ministério da Saúde, a preocupação em relação à doença decorre não só do aumento do número de registros em relação ao ano passado, mas devido ao fato de o vírus estar circulando em regiões metropolitanas com maior contingente populacional, o que pode gerar mais infecções, inclusive em áreas onde nunca houve recomendação de vacina.

Sintomas e prevenção
A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente.

Quem tiver esses sintomas deve buscar imediatamente atendimento adequado nas unidades de saúde. Já a prevenção ocorre principalmente por meio da vacinação. Desde o fim de março, o Ministério da Saúde ampliou para todo o território nacional a recomendação para a vacina contra febre amarela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?