metropoles.com

Nísia defende equidade de gênero e raça no SUS: “Mudar cenário”

Ministra Nísia foi convocada para explicar criação de portaria que instituiu programa pela equidade de gênero e raça na saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
nísia trindade câmara dos deputados
1 de 1 nísia trindade câmara dos deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a promoção da equidade de gênero e raça no Sistema Único de Saúde (SUS). A titular da pasta compareceu à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

“Temos de compreender como os determinantes sociais afetam a saúde e, particularmente, as meninas e mulheres, para que, juntas, possamos mudar esse cenário. Promover equidade de gênero e garantir acesso igualitário à saúde, à cidadania e à vida digna”, defendeu Nísia.

A ministra foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a instalação do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria que instituiu a iniciativa foi publicada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, como parte do conjunto de medidas pela redução da desigualdade de gênero.

“Em quase todos os indicadores da saúde, como mortalidade materna, os marcadores de gênero e raça aparecem, pois são exatamente aquelas mulheres que aparecem nas estatísticas, definidas como mulheres pretas e pardas, as que apresentam maiores índices de mortalidade materna, índice de violência doméstica ou violência no trabalho”, argumentou a ministra. “Portanto, nós não estamos falando de simples termos, mas de termos que carregam a desigualdade histórica da nossa sociedade.”

A portaria que criou o programa prevê a inadmissibilidade de todas as formas de discriminação e preconceito de gênero, raça ou de qualquer tipo de violência no sistema de saúde, além de ressaltar a laicidade do Estado e a busca pela saúde mental. A medida prevê a criação de formações para profissionais de saúde a fim de promover a redução de desigualdades neste ambiente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?