Ministro da Saúde tem encontro com embaixador dos EUA na segunda-feira
Reunião entre Marcelo Queiroga e Todd Chapman está marcada para ocorrer às 11h. Encontro será por videoconferência
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agendou para segunda-feira (29/3) um encontro com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. A reunião, que será realizada por videoconferência, ocorre após atores brasileiros solicitarem apoio ao governo norte-americano no combate à pandemia.
Procurada pelo Metrópoles, a Embaixada dos Estados Unidos afirmou que só comentará sobre a reunião após o encontro. A pasta da Saúde não deu mais detalhes sobre o que será tratado na conversa entre as partes.
Recentemente, a embaixada emitiu nota em que pede colaboração de representantes do governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, para coordenar os pedidos de assistência em meio à crise sanitária.
Os representantes do governo dos EUA no Brasil defenderam que o país norte-americano está comprometido em coordenar os esforços de vacinação da Covid-19 com os parceiros brasileiros, o governo federal e o setor privado. Segundo os norte-americanos, as recentes assinaturas de contratos de compra de vacinas entre o Executivo brasileiro e as empresas Pfizer e Johnson & Johnson “foi um passo crucial”.
“As empresas fornecerão mais 138 milhões de doses de vacinas de alta qualidade aos brasileiros. Essas vacinas são consideradas entre as mais seguras e eficazes do mundo e representam a mais avançada tecnologia de vacinas disponíveis atualmente”, comemorou a embaixada.
Ainda conforme informado pelos representantes, os EUA lideram as doações do consórcio Covax Facility, do qual o Brasil é um dos financiadores.
“Comemoramos este primeiro envio de doses para o Brasil. O consórcio tem um papel importante nos esforços do Brasil para garantir acesso a vacinas adicionais nos próximos meses”, defendeu.