metropoles.com

Ministro da Saúde: edital para novos médicos sai nesta terça (20/11)

A partir das 8h de amanhã, médicos brasileiros ou estrangeiros com inscrição no CRM poderão entrar no sistema de seleção de vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ELZA FIUZA/AGÊNCIA BRASIL
livro Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários do Programa Minha casa Minha Vida
1 de 1 livro Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários do Programa Minha casa Minha Vida - Foto: ELZA FIUZA/AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou para esta terça-feira (20/11) a publicação de um edital para preencher cerca de 8,5 mil vagas de médicos cubanos que começaram a deixar o país após a saída de Cuba do programa Mais Médicos. A determinação de publicação do edital foi assinada durante evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com o presidente Michel Temer, em Brasília.

A partir das 8h de terça-feira, médicos brasileiros ou estrangeiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) poderão entrar em um sistema e selecionar as vagas de interesse que, conforme Occhi, suprirão a necessidade de municípios em áreas urbanas, rurais e distritos indígenas.

Na semana que vem, um segundo edital será publicado para ampliar a inscrição a médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. “Todos os médicos, inclusive os cubanos, poderão optar em permanecer e participar dessa seleção”, afirmou o ministro da Saúde.

O ministro afirmou que há aproximadamente 17 mil médicos formados no exterior esperando o edital e um “número expressivo” de brasileiros com CRM na mesma expectativa. Ele citou a discussão de implantação de um novo Revalida para médicos brasileiros formados no exterior. “A determinação do presidente Temer é que tenhamos o menor impacto possível na ausência de qualquer médico cubano que possa a partir da semana passada já ter saído.”

O Ministério da Saúde fechará as vagas que já tiverem sido escolhidas e não permitirá que mais profissionais disputem a mesma vaga em um município. Enquanto o ministro assinava a determinação de publicação do edital, houve aplausos e gritos de “fica, Temer” entre prefeitos presentes no evento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?