Ministério diz que finalizou entrega de vacinas pendentes para 2ª dose
Aproximadamente 5 milhões de unidades da Coronavac foram entregues para segunda dose entre os dias 7 e 19 de maio, afirma o ministério
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (19/5), que entregou todas as unidades da Coronavac solicitadas por estados e municípios para aplicação da segunda dose em grupos prioritários.
De acordo com a pasta, cerca de 5 milhões de imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan foram distribuídos às secretarias de Saúde entre 7 e 19 de maio.
O órgão ressalta que os últimos grupos prioritários à espera da chegada de imunizantes eram pessoas de 60 a 64 anos e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.
Esse público-alvo foi atendido na 18ª pauta de distribuição, com a entrega de aproximadamente 1 milhão de doses da Coronavac.
No dia 14 de maio, foram entregues mais 2,9 milhões de unidades da vacina Coronavac, por meio da 19ª pauta de distribuição. “Nesse caso, os estados poderiam utilizar o quantitativo para segunda dose ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, desde que fizessem a reserva da outra dose para completar o esquema vacinal”, informou o ministério.
O envio mais recente foi iniciado na terça-feira (18/5), na 20ª pauta de distribuição, e ainda está em andamento. Segundo o ministério, 1,08 milhão de vacinas do Butantan estão sendo distribuídas aos 12 estados que solicitaram unidades para a segunda dose.
“Toda semana, a estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada em reuniões com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conassems), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante que, no caso da vacina do Butantan, é de quatro semanas”, informou a pasta.