Ministério da Saúde investiga caso suspeito de poliomielite em Roraima
Adolescente de 14 anos está internada com paralisia flácida aguda e já foi vacinada. Quadro pode indicar outra enfermidade
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (2/9), que foi notificado sobre um caso suspeito de poliomielite na cidade de Rorainópolis (RR). A paciente é uma adolescente com 14 anos diagnosticada com paralisia flácida aguda, o que pode se tratar de outro quadro clínico.
A adolescente já recebeu sete doses da vacina oral poliomielite 1, 2 e 3 (trivalente), de acordo com a Secretaria de Saúde do estado.
“A paciente permanece internada e acompanhada pela equipe médica de neurologista e infectologista, que avalia também outros diagnósticos que podem levar à deficiência motora flácida, como neurite ou encefalite”, informou o ministério.
A poliomielite ou paralisia infantil foi erradicada do Brasil em 1994. O último caso registrado da doença ocorreu em 1989, no estado da Paraíba.
“A investigação está sendo realizada pelas vigilâncias epidemiológicas do estado e do município de residência, com apoio do Ministério da Saúde, que orienta quanto aos procedimentos necessários de investigação, que apoiarão no diagnóstico e encerramento do caso”, completa a nota.
Até 9 de setembro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para reforçar as coberturas vacinais em queda no país.