metropoles.com

Ministério da Saúde investiga caso suspeito de poliomielite em Roraima

Adolescente de 14 anos está internada com paralisia flácida aguda e já foi vacinada. Quadro pode indicar outra enfermidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metrópoles
vacinação
1 de 1 vacinação - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (2/9), que foi notificado sobre um caso suspeito de poliomielite na cidade de Rorainópolis (RR). A paciente é uma adolescente com 14 anos diagnosticada com paralisia flácida aguda, o que pode se tratar de outro quadro clínico.

A adolescente já recebeu sete doses da vacina oral poliomielite 1, 2 e 3 (trivalente), de acordo com a Secretaria de Saúde do estado.

“A paciente permanece internada e acompanhada pela equipe médica de neurologista e infectologista, que avalia também outros diagnósticos que podem levar à deficiência motora flácida, como neurite ou encefalite”, informou o ministério.

A poliomielite ou paralisia infantil foi erradicada do Brasil em 1994. O último caso registrado da doença ocorreu em 1989, no estado da Paraíba.

“A investigação está sendo realizada pelas vigilâncias epidemiológicas do estado e do município de residência, com apoio do Ministério da Saúde, que orienta quanto aos procedimentos necessários de investigação, que apoiarão no diagnóstico e encerramento do caso”, completa a nota.

Até 9 de setembro, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, para reforçar as coberturas vacinais em queda no país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?