metropoles.com

Justiça autoriza mulher a cultivar maconha para tratar filha

Defensores públicos federais fizeram um relato sobre a melhora na saúde da menina a partir do uso de óleo à base de Cannabis sativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Folha da maconha
1 de 1 Folha da maconha - Foto: IStock

Para facilitar o tratamento de uma garota que tem autismo, a Justiça Federal em Pernambuco autorizou que a mãe da menina cultive maconha em casa, sem correr o risco de ser presa. De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), a 4ª Vara Federal concedeu uma liminar em um pedido de habeas corpus, beneficiando essa mãe, que produz óleo medicinal à base de Cannabis sativa, para ajudar em casos de crises convulsivas da criança, de 4 anos. As informações são do G1.

A DPU também informou que no pedido de habeas corpus preventivo, os defensores públicos federais Tarcila Maia Lopes e André Carneiro Leão fizeram um relato sobre a melhora das condições de saúde da menina, a partir do uso da Cannabis sativa. As informações estão em um texto publicado no site da Defensoria Pública da União desta sexta-feira (20/12/2019).

De acordo com a defensoria, o laudo médico atestou que a criança “sofria de retardo mental de grau moderado, hiperatividade e humor instável”. Por isso passou a tomar medicamentos para controlar os sintomas, mas não obteve resultados. Além disso, as drogas causavam efeitos colaterais. Os defensores também apontaram que, diante dos altos custos para importação (U$ 20 mil anuais), a mãe passou a cultivar a erva em casa.

No texto, a DPU ressaltou que houve melhora no tratamento. “As crises convulsivas, que costumavam acontecer de cinco a oito vezes por semana, reduziram-se a duas, ao longo de dois anos, após o uso do canabidiol, o que levou os médicos a suspenderem outras medicações mais agressivas”, informou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?