Jovem desabafa sobre vida com HIV e emociona as redes
Em um posto no Facebook, ele explica que decidiu abrir para todos que é soropositivo porque cansou de viver sendo julgado
atualizado
Compartilhar notícia
Ser portador do vírus HIV ainda traz uma grande carga de preconceitos. E o desabafo feito pelo jovem Geovanni Henrique conseguiu resumir o peso de ter que conviver com esse estigma, originado pela falta de informação.
Em um posto no Facebook, ele explica que decidiu abrir para todos que é soropositivo porque cansou de viver sendo julgado. “Eu sou portador do vírus HIV, e pra eu estar expondo isso na internet não foi da noite pro dia, eu apenas fui juntando e hoje explodi”, escreve.
Geovanni aproveita para fazer um alerta, quando assume que não se protegeu em alguns relacionamentos e, por isso, terá de levar essa consequência para o resto da vida. “Na época eu quis ser honesto com as pessoas, avisando aquelas que tive relacionamentos e então fiquei falado. As pessoas pedem tanto pela verdade mas não sabem lidar quando a ouve. Hoje eu cansei, a gente tem que ficar se escondendo como se fosse criminoso.”Ele relata que o problema maior nem chega a ser o tratamento, mas a dificuldade na hora de entender como ele deve expor sua condição para as pessoas. “Se diz antes as pessoas correm ou diz depois e as pessoas te cobram porque não havia dito antes e por sequência, correm também alegando ter mentido. Estou cansado!”
Geovanni afirma que a descoberta fez com que ele conhecesse muita gente livre de preconceitos, apesar de saber que a postagem vai afastar outros tantos. “Estou tirando o segundo maior peso da minha vida, eu vou poder ser quem realmente sou. Estes que irão realmente não vieram pra ficar. Eu já consegui chegar até aqui mesmo, não me importo. O mais importante é que eu tive e tenho o apoio da minha família.”
E finaliza com dois avisos. O primeiro é: usem camisinha. “Então, antes de ir pro sexo com o cara gostoso, se proteja, pra depois não passar pelo mesmo constrangimento que a gente passa, de ter que ficar se escondendo. Ninguém nasceu pra ser preso.” E também pede que todos busquem mais informação. “Se a pessoa se cuida e faz o tratamento correto ela tem uma vida normal, não transmite doença á ninguém. Conheço pessoas com HIV mais saudáveis que pessoas com a sorologia negativa. É só vocês lerem sobre o assunto.”
Leia a postagem completa: