Idoso recebe doses diferentes de vacina contra a Covid-19 em SP
Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o idoso tomará novamente, dentro de 14 dias, a vacina do tipo AstraZeneca, aplicada na 1ª dose
atualizado
Compartilhar notícia
Um idoso de 85 anos recebeu doses diferentes da vacina contra a Covid-19, em São José dos Campos (SP). O cartão de vacinação aponta que a primeira dose foi do imunizante da Astrazeneca, enquanto a segunda dose aplicada foi a Coronavac.
Dejair Losnak recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 15 de fevereiro com a vacina AstraZeneca. O imunizante pede o intervalo de 90 dias para a segunda dose e ele teria que tomar a nova vacina nessa terça-feira (17/5).
Losnak contou ao G1 que, ao chegar no posto, as enfermeiras questionaram qual era o imunizante que ele deveria tomar. Após receber a dose, ele foi informado sobre o erro.
“Depois de um tempo de aplicada, elas me chamaram e disseram que, na verdade, eu tinha tomado a Coronavac. Disseram que não tinha problema, mas que alguém da prefeitura iria me procurar”, conta.
O idoso abriu um protocolo para saber se receberia uma nova dose. Nessa terça-feira (18/5), ele foi informado que a aplicação de doses diferentes não traria problema para a imunização.
A medida vai contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão afirma que não existe uma comprovação da completa imunização quando acontece a mistura de imunizantes.
Em documento, a Anvisa alerta que “não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune SARS-Cov-2”.
Prefeitura
Em nota à imprensa, a Prefeitura de São José dos Campos afirmou que seguiu o protocolo e avisou ao sistema estadual. Segundo o órgão, o caso está sendo acompanhado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Quanto ao erro na vacina, a prefeitura alegou que a primeira dose será desconsiderada, e que em 14 dias o idoso vai receber a segunda vacina novamente, mas da fabricante AstraZeneca.