metropoles.com

Idoso recebe doses diferentes de vacina contra a Covid-19 em SP

Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, o idoso tomará novamente, dentro de 14 dias, a vacina do tipo AstraZeneca, aplicada na 1ª dose

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Um idoso de 85 anos recebeu doses diferentes da vacina contra a Covid-19, em São José dos Campos (SP). O cartão de vacinação aponta que a primeira dose foi do imunizante da Astrazeneca, enquanto a segunda dose aplicada foi a Coronavac.

Dejair Losnak recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 15 de fevereiro com a vacina AstraZeneca. O imunizante pede o intervalo de 90 dias para a segunda dose e ele teria que tomar a nova vacina nessa terça-feira (17/5).

Losnak contou ao G1 que, ao chegar no posto, as enfermeiras questionaram qual era o imunizante que ele deveria tomar. Após receber a dose, ele foi informado sobre o erro.

“Depois de um tempo de aplicada, elas me chamaram e disseram que, na verdade, eu tinha tomado a Coronavac. Disseram que não tinha problema, mas que alguém da prefeitura iria me procurar”, conta.

Idoso recebe vacina diferente em SP

O idoso abriu um protocolo para saber se receberia uma nova dose. Nessa terça-feira (18/5), ele foi informado que a aplicação de doses diferentes não traria problema para a imunização.

A medida vai contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão afirma que não existe uma comprovação da completa imunização quando acontece a mistura de imunizantes.

Em documento, a Anvisa alerta que “não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune SARS-Cov-2”.

Prefeitura

Em nota à imprensa, a Prefeitura de São José dos Campos afirmou que seguiu o protocolo e avisou ao sistema estadual. Segundo o órgão, o caso está sendo acompanhado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

Quanto ao erro na vacina, a prefeitura alegou que a primeira dose será desconsiderada, e que em 14 dias o idoso vai receber a segunda vacina novamente, mas da fabricante AstraZeneca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?