Gripe: Ministério da Saúde libera vacina à população acima de 6 meses
Imunizante contra a gripe estará disponível para toda a população a partir da próxima segunda-feira (15/5) nos postos de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde ampliou, nesta sexta-feira (12/5), o público-alvo da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15/5), toda a população acima de seis meses de idade poderá procurar os postos de saúde para se imunizar.
Em um primeiro momento, a campanha focou nos chamados grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, professores de escolas públicas e privadas e trabalhadores da saúde, entre outros. O objetivo da pasta é vacinar 90% destes grupos, que somam quase 82 milhões de pessoas.
A ampliação segue um pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque para personalizar as estratégias de imunização de acordo com a realidade local.
“Com a ampliação da campanha, o objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a gripe antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar”, destaca nota do ministério.
De acordo com dados da pasta, até o momento pouco mais de 21 milhões de brasileiros já se vacinaram contra a influenza. Os grupos prioritários com maior cobertura vacinal registrada até esta sexta são povos que vivem em terras indígenas (34,92%), idosos (34,69%) e trabalhadores da saúde (31,80%).
A vacina é para conter a propagação do agente causador da gripe, o vírus influenza, cuja as variantes costumam mudar todos os anos. O imunizante é composto por vírus inativados, ou seja, não é capaz de induzir ao desenvolvimento da doença.