metropoles.com

Fiocruz estima produzir 1,2 milhão de doses por dia a partir de maio

Atualmente, segundo a presidente, a fundação trabalha com duas linhas de produção que permitem a fabricação de 900 mil doses por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IRR/Fiocruz Minas
fiocruz minas
1 de 1 fiocruz minas - Foto: IRR/Fiocruz Minas

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, informou, durante audiência pública no Senado Federal na manhã desta quinta-feira (8/4), que espera aumentar a produção da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 para 1,2 milhão de doses por dia.

Atualmente, segundo a presidente, a Fiocruz trabalha com duas linhas de produção que permitem a fabricação de 900 mil doses por dia. “Em breve, estaremos trabalhando em uma nova linha de produção, com segundo turno de trabalho, que nos permitirá a produção de 1,2 milhão de doses/dia”, explicou.

Nísia informou que a fundação vai assinar, em 14 dias, o acordo de transferência de tecnologia de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), o que permitirá que o insumo seja, enfim, produzido em território nacional. O Brasil enfrenta dificuldades na importação do produto.

A previsão é de que as vacinas produzidas com IFA nacional sejam entregues só a partir de setembro. “Temos IFA garantido para produção até o mês de maio. Mas o embaixador da China disse que estará acompanhando pessoalmente isso”, enfatizou. A China é o país exportador do IFA usado pelo Brasil na produção dos imunizantes.

56 milhões até julho

A presidente da Fiocruz também estimou que o país tenha, até julho, 56.410.000 brasileiros vacinados apenas com o imunizante fabricado pela fundação. Segundo a entidade, o país tem uma população de 170 milhões de pessoas vacináveis.

“Importante ressaltar que a vacina tem demonstrado efetividade com apenas uma dose, ainda que o regime seja de duas doses com intervalos de três meses”, completou Nísia, que divulgou o calendário de entrega das próximas 18,4 milhões doses da vacina. Confira:

  • 5 a 10 de abril – entrega de 2 milhões de doses;
  • 12 a 17 de abril – 5 milhões de doses;
  • 19 a 24 de abril – 4,7 milhões de doses;
  • 26 de abril a 1° de maio – 6,7 milhões de doses.
Sessão plenária

O Senado Federal discute, na manhã desta quinta-feira (8/4), a possibilidade de adaptar fábricas de vacinas animais para produção de imunizantes humanos contra o novo coronavírus. O objetivo é ampliar o montante de doses produzidas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan e, então, permitir a aceleração da vacinação nacional contra Covid-19.

Para o senador Wellington Fagundes (PL-MT), relator da comissão temporária, a transferência de tecnologia usada na fabricação de imunizantes animais para produção de vacinas humanas é, hoje, a “alternativa mais promissora” para o país.

Vale ressaltar que o Senado tenta também, por meio da aprovação de projeto de lei, a quebra de patentes temporária da vacina de Covid-19 e medicamentos usados no tratamento de pacientes graves da doença. A matéria estava prevista para ser votada nessa quarta-feira (7/4).

No entanto, atendendo a pedido do senador e líder do governo no Congresso Nacional, Fernando Bezerra (MDB-PE), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adiou a apreciação da proposta.

“No debate de ontem [quarta-feira], sobre o projeto de quebra de patentes, a presidente da Comissão de Relação Exteriores, Kátia Abreu, apresentou dados que referendam que não existe vacina suficiente para atender às demandas brasileiras. Perspectivas são bastante pessimistas”, disse.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?