metropoles.com

Fiocruz: eficácia de vacinas contra Covid superou expectativas

As vacinas observadas foram CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Proteção varia entre 83% e 99% nas pessoas de 20 a 80 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O primeiro boletim do projeto Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), concluiu que, na faixa de 20 a 80 anos, as quatro vacinas aplicadas hoje no Brasil têm de 83% a 99% de eficácia contra casos graves e mortes pela Covid-19, até superando índices das fases de testes. Nas pessoas até 60 anos, a proteção chegou a 85% contra riscos de hospitalização e a 89% para evitar mortes.

A pesquisa também sugere que a aplicação da dose de reforço, especialmente para o grupo acima de 60 anos, eleva a proteção. As vacinas observadas foram a CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Concordando com uma primeira análise, de agosto, o boletim registra que houve redução da efetividade da proteção nos idosos com o tempo, mais acentuada no caso da Coronavac. O resultado, contudo, também revelou que a Coronavac se aproxima dos índices das demais vacinas usadas no país.

A maior eficácia da Coronavac, por exemplo, foi entre os adultos de 30 a 39 anos, com 91%. No caso de mortes, a eficácia variou de 69% a 95% por faixa etária.

“Isso pode ser explicado por diversos fatores, mas principalmente pelo maior tempo de seguimento, maior tempo desde a última vacinação e pela maior vulnerabilidade deste grupo. Dessa forma, ao contrário da Pfizer, a Coronavac tem a sua efetividade prejudicada pelo momento e perfil da população vacinada”, reforça a confirmação.

A análise da Fiocruz teve como base os dados do sítio eletrônico de dados abertos do Departamento de Informática do SUS (Datasus): informações da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 (Vacinação Covid-19); Notificações de Síndromes Gripais (e-SUS Notifica) e Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG 2020 e 2021; SIVEP-Gripe).

O boletim se baseou nas internações de agosto até outubro deste ano e a administração das quatro vacinas nas respectivas faixa etárias. Veja a conclusão:

Relatorio Efetividade – Fundação Fiocruz (1) by Lourenço Flores on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?