Fiocruz distribui insumos para diagnóstico de varíola dos macacos
Material elaborado em tempo recorde foi produzido em uma semana e entregue à Opas e a laboratórios de referência do país
atualizado
Compartilhar notícia
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) distribuiu, nesta quarta-feira (8/6), uma remessa de controles positivos para diagnóstico da varíola dos macacos. O material para testagem foi enviado a laboratórios de referência do Brasil para identificar, com rapidez, casos suspeitos.
A organização produziu os controles em uma semana, tempo recorde, para monitoração efetiva das suspeitas no país.
Outros reagentes produzidos pela Fiocruz serão enviados para cerca de 20 países. Eles foram entregues pela organização à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, ressalta que a maior agilidade para produção dos insumos é resultado da otimização da cadeia de suprimentos pós-emergência da Covid-19.
“Hoje se materializa no fortalecimento do arranjo produtivo local e amplia a capacidade de resposta nacional frente a emergências de saúde pública. Com isso, damos um importante passo para a autonomia e a independência na produção local de testes de diagnóstico”, afirmou.
Os controles positivos foram produzidos pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.