metropoles.com

Fiocruz desenvolve teste que pode detectar variantes do coronavírus

Método começou a ser usado no Carnaval. Do total, 70% do grupo de 500 pessoas apresentaram resultado positivo para a variante brasileira P.1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Robson Valverde/SES-SC
laboratório
1 de 1 laboratório - Foto: Robson Valverde/SES-SC

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste do tipo RT-PCR para detectar de forma rápida as novas variantes da Covid-19. Segundo a fundação, o método consegue identificar mutações comuns às cepas do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

Os testes começaram no Carnaval e foram aplicados em um grupo de 500 pessoas. Do total, 70% apresentaram resultado positivo para a variante brasileira P.1.

“A ferramenta é um produto inovador que foi desenvolvido no nosso laboratório. Existem outros protocolos semelhantes, o que nos dá uma confiança muito grande no resultado”, explicou o pesquisador da Fiocruz, Felipe Naveca.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) será o primeiro a usar o produto. Além disso, os kits também estão sendo enviados para Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio de Janeiro.

“A gente não tem condições de atender a todos, no primeiro momento, porque a quantidade dos insumos comprados não é suficiente para mandar para o Brasil inteiro, mas com essa validação em escala maior, poderemos ter isso em maior quantidade”, comenta Naveca.

Nova variante

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil já identificou novas variantes em exames de 204 pacientes com o coronavírus. São 20 casos da variante do Reino Unido e 184 da brasileira, originada no Amazonas. Não há casos confirmados de infectados com a variante da África do Sul.

O levantamento foi feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais da saúde. Os dados foram contabilizados até 20 de fevereiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?