metropoles.com

Fiocruz: alta de casos de síndrome respiratória em crianças permanece

Casos de SRAG continuam estáveis no país, mas registros na faixa etária de zero e 9 anos acende alerta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
Adolescentes são vacinados no Rio de Janeiro com segunda dose. Na foto, jovem branco, com camisa do Flamengo, óculos de grau e máscara preta recebe dose de uma enfermeira branca, de jaleco e touca branca e máscara rosa
1 de 1 Adolescentes são vacinados no Rio de Janeiro com segunda dose. Na foto, jovem branco, com camisa do Flamengo, óculos de grau e máscara preta recebe dose de uma enfermeira branca, de jaleco e touca branca e máscara rosa - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Em nova edição do Boletim InfoGripe, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ressaltam a permanência de alta de casos de Síndrome Respeiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. Há estabilidade nos números no país, com pequenas oscilações entre faixas etárias.

Entre os pequenos, de zero a 9 anos, a incidência é maior de vírus como o bocavírus, adenovírus e rinovírus. Já entre os jovens de 20 a 29 anos, há aumento registrado de casos de Covid-19.

Nove das 27 Unidades da Federação apresentaram crescimento a longo prazo (nas últimas seis semanas): Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins. “O aumento, porém, se mantém dentro do considerado valor estável”, pontua Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Para Gomes, o aumento de casos de SRAG entre crianças reforça a importância de medidas de segurança sanitária nas escolas. Entre as mais significativas estão a utilização de máscaras com boa capacidade de vedação (PFF 2) e a checagem da ventilação de espaços.

Nenhuma região apresenta nível extremamente alto de casos de SRAG e seis Unidades da Federação têm pelo menos uma macrorregião de saúde com nível muito alto: MG, MS, PR, RS, SC e SP.

Veja a evolução semanal de casos de SRAG no país:

infogripe SE 46 casos de SRAG

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?