metropoles.com

Falta de remédios do kit intubação atinge 1,4 mil municípios

Informação é da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Segundo o estudo, 625 cidades também estão sem oxigênio medicinal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp
1 de 1 Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação – para tratamento hospitalar de pacientes graves com Covid-19 – em, pelo menos, 1,4 mil municípios. De acordo com o estudo, 625 cidades também sofrem com falta de oxigênio medicinal.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (1°/4). Para a realização do estudo, foram procurados 2.533 prefeitos de municípios – quantidade que corresponde a 46% do total brasileiro.

Os prefeitos também foram questionados sobre a distribuição de vacinas. Dentre eles, 98% disseram ter recebido doses do imunizante contra Covid-19 nesta semana. As remessas ocorreram duas vezes para 68,4% dos municípios, e 24,4% receberam apenas uma.

Lockdown

A pesquisa também traz dados sobre a adoção de medidas de segurança para conter o avanço da doença. Os resultados indicam que 37,1% dos municípios adotam o lockdown. Ou seja, 61,9% afirmaram não ter tomado essa atitude nesta semana.

O toque de recolher foi outra pauta da pesquisa. Do total de entrevistados, 82,2% confirmaram fazer uso da medida e 17,5% declararam não adotá-la.

A pesquisa também mostra que 88% dos municípios estão adotando restrições das atividades aos finais de semana. Já a antecipação de feriados nesta semana foi seguida por 15,3% dos pesquisados. Quase 90% das localidades não estão aderindo às aulas presenciais.

Alerta

Recentemente, o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), criado no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), alertou o governo federal para a possibilidade de desabastecimento dos insumos.

Os ofícios foram enviados ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pedem a adoção de providências urgentes para essas localidades.

O Giac já havia enviado à pasta alertas similares requerendo medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio em Rondônia, Mato Grosso, no Acre e no Amapá .

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?