metropoles.com

Estudo aponta que Coronavac é segura e mostra resposta imune

A pesquisa publicada pela revista científica The Lancet mostra resultados da fase 1 e 2 dos testes com o imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Karl-Josef Hildenbrand/ Picture alliance /GettyImages
seringa vacina
1 de 1 seringa vacina - Foto: Karl-Josef Hildenbrand/ Picture alliance /GettyImages

Um estudo publicado pela revista científica The Lancet, nessa terça-feira (17/11), indica que os 743 pacientes voluntários em testes no Brasil estão respondendo positivamente à Coronavac, contra a Covid-19. Produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, a vacina mostrou segurança e resposta imune satisfatória durante as fases 1 e 2 dos estudos.

Os voluntários foram escolhidos aleatoriamente para receber duas doses da vacina (uma dose baixa de 3 microgramas, uma dose alta de 6 microgramas ou placebo). Segundo a pesquisa, os participantes — adultos saudáveis de 18 a 59 anos —, depois de receber a primeira dose, mostravam respostas de anticorpos em até 28 dias.

Acerca das fases do estudo, a primeira fase é feita em dezenas de pessoas. A segundo fase é feita em centenas de voluntários e verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Já a terceira é feita em milhares de pessoas e avalia, de fato, a eficácia da vacina.

O professor Fengcai Zhu, autor principal do estudo, fala sobre o progresso obtido no estudo,“Nossas descobertas mostram que a Coronavac é capaz de induzir uma resposta rápida de anticorpos dentro de quatro semanas de imunização, dando duas doses de vacina em um intervalo de 14 dias.”

Conclusões

Do grupo que recebeu a Coronavac, 97% tiveram a produção de resposta imune. O grupo foi dividido entre os que receberam a dose mais alta e a mais baixa.

Os pesquisadores não avaliaram o comportamento das células T (ou linfócitos T), que fazem parte do sistema imunológico e são capazes de identificar e destruir células infectadas. As fases 1 e 2 focaram apenas na quantidade de anticorpos.

De acordo com a pesquisa, a taxa de anticorpos neutralizantes encontrada no sangue dos voluntários esteve abaixo (entre 2,5 e até 6 vezes) do que é verificado em pacientes que já foram infectados pela Covid-19.

Com base em estudos com outras vacinas, os pesquisadores afirmaram à revista The Lancet que acreditam que a Coronavac pode fornecer proteção suficiente contra a Covid-19, apesar de se tratar das duas primeiras fases.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?