metropoles.com

ES lidera incidência de intoxicação por agrotóxicos entre 2021 e 2022

Em seguida os estados de Tocantins, Paraná, Goiás e Rondônia têm os maiores coeficientes de incidência de intoxicação por agrotóxicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Faisal Bashir/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
aplicação agrotóxicos
1 de 1 aplicação agrotóxicos - Foto: Faisal Bashir/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O estado do Espírito Santo teve a maior incidência de casos de intoxicação exógena por agrotóxicos entre 2021 e 2022. Foram quase 304 casos para cada 100 mil habitantes.

Logo atrás aparece Tocantins, com coeficiente de incidência de 255,4 e Paraná, com 204,7. Os dados são do mais recente boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde: “Vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos no Brasil, entre 2020 e 2022”.

A publicação ressalta que a toxidade dos agrotóxicos pode afetar a saúde humana de forma variada, de acordo com o princípio ativo, a dose absorvida e a forma de exposição. “As consequências da exposição aos agrotóxicos resultam em diferentes efeitos na saúde, como alergias a distúrbios gastrointestinais, endócrinos e neurológicos, neoplasias ou mesmo óbito”, destaca o documento.

Espírito Santo (303,9), Tocantins (255,4), Paraná (204,7), Goiás (143,2) e Rondônia (142,3) lideram o ranking do índice de incidência de intoxicação por agrotóxicos no país. Já os estados com menores coeficientes são Amapá (10,1), Amazonas (17,4), Maranhão (18), Pará (26,1) e Rio de Janeiro (30,7).

Veja o gráfico dos estados:

coeficiência de incidência intoxicação por agrotóxico

O texto analisa a implementação das redes de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) no país desde 2021. Foram selecionados 658 municípios prioritários, que contavam com predominância de trabalhadores na agricultura familiar.

O Plano Nacional de Saúde (PNS), no quadriênio 2020-2023, tem como meta implantar a VSPEA em 60% dos municípios prioritários até 2023 e em 30% até 2022. Em 2022, a implementação nos locais selecionados superou a meta e atingiu 33,3%.

Agricultura familiar

“Os municípios selecionados no âmbito do [Plano Nacional de Saúde] PNS tiveram como referência aqueles com maior número de trabalhadores na agricultura familiar, por envolver um maior quantitativo de trabalhadores sob risco de exposição aos agrotóxicos e por estes estarem muitas vezes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômico”, detalha o boletim.

O ministério expõe, ainda, que os impactos da exposição aos agrotóxicos se tornaram “um relevante problema ambiental e de saúde pública, diante do uso intenso e difuso desses produtos no Brasil”.

“Essa situação é ainda mais agravada se levar em conta que a subnotificação dos casos de intoxicação exógena é historicamente expressiva, o que se agrava nos casos de intoxicações crônicas”, complementa o documento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?