metropoles.com

Dilma se reúne com ministro da Saúde para cobrar resultados no combate ao Aedes aegypti

A reunião entre a presidente e Marcelo Castro ocorre em meio a notícias de que o Planalto estaria descontente com os resultados das ações da Pasta para aliviar o surto das doenças causadas pelo mosquito no País

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula Marques/Agência PT
Dilma Rousseff
1 de 1 Dilma Rousseff - Foto: Lula Marques/Agência PT

A presidente Dilma Rousseff se reunirá nesta quinta-feira (21/1), às 16h30, com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. A reunião acontecerá no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, logo após a petista chegar de Recife (PE). No encontro, Dilma deve cobrar de Castro um balanço das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A reunião entre a presidente e o ministro da Saúde ocorre em meio a notícias de que o Planalto estaria descontente com os resultados das ações da pasta para aliviar o surto das doenças causadas pelo mosquito no país, apesar dos investimentos. O núcleo duro do governo também estaria incomodado com a postura de Castro – indicado pelo PMDB na reforma ministerial de outubro de 2015 – durante discursos e entrevistas sobre as doenças.

Uma das frases polêmicas de Marcelo Castro que incomodou o governo foi proferida em 13 de janeiro.

Não vamos dar vacina para 200 milhões de brasileiros. Mas para pessoas em período fértil. E vamos torcer para que mulheres antes de entrar no período fértil peguem a zika, para elas ficarem imunizadas pelo próprio mosquito. Aí não precisa da vacina 

Marcelo Castro

A zika, segundo especialistas, está relacionada ao surto de nascimento de bebês com microcefalia, doença considerada rara no Brasil e no mundo até meados de 2015. O surto de microcefalia foi identificado inicialmente no Nordeste, após a região ter enfrentado um aumento de casos de zika. A epidemia em todo o País levou o governo a decretar, em novembro, emergência sanitária nacional.

Como mostrou nesta quinta-feira o Estadão, o número de casos de microcefalia no Brasil aumentou 10% em uma semana e alcançou a marca de 3.893 notificações. Os registros ocorreram em 764 municípios, em 20 Estados e no Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?