Diabetes: veja lista de alimentos vilões da doença
No Dia Mundial do Diabetes, listamos alimentos comuns na mesa do brasiliense que podem agravar o problema
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 13 milhões de brasileiros têm diabetes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente em Brasília, as estimativas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontam que 165 mil pessoas convivem com a doença. E cada vez mais indivíduos são diagnosticados como diabéticos. A doença é tão séria que ganhou o próprio dia, 14 de novembro, como forma de conscientizar a população.
A disfunção da taxa de insulina no organismo é a característica principal da diabetes. Por isso, controlar o consumo de carboidratos e açúcares é essencial na prevenção e no tratamento da doença. De acordo com o nutricionista esportivo, Daniel Novais, 31, uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos garantem um conjunto de prevenção de sucesso.
Para quem já é diabético, o nutricionista explica que existem alimentos que são metabolizados rapidamente e desencadeiam uma alta brusca nos índices glicêmicos, esses devem ser evitados. “Não existem alimentos proibidos, o segredo está em comer com moderação e equilíbrio, sempre com o acompanhamento de um profissional.”Conheça os alimentos que podem disparar sua glicemia.