metropoles.com

Diabetes cresceu no país e já atinge 9% da população brasileira

Mulheres lideram o ranking com 9,9% de aumento do diagnóstico da doença contra 7,8% dos homens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25690616963_73d190fe9d_o-840×560
1 de 1 25690616963_73d190fe9d_o-840×560 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS), em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país. O diagnóstico da enfermidade aumentou 61,8% em 10 anos, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do MS do Brasil.

Entre 2006 e 2016, o número de pessoas que dizem saber do diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9%. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens.

O desenvolvimento do diabetes é uma tendência mundial, devido ao envelhecimento da população, a mudanças dos hábitos alimentares e à falta de atividade física. De acordo com a Pesquisa Vigitel, 18% da população das capitais brasileiras consomem alimentos doces em cinco ou mais dias da semana, sendo maior entre mulheres (19,7%) do que entre homens (16,0%).

O comportamento é mais comum entre jovens de 18 a 24 (26,2%), seguido pela faixa etária de 25 a 34 (20,6%). O levantamento foi feito a partir de perguntas que indagavam sobre a frequência semanal do consumo de sorvetes, chocolates, bolos, biscoitos ou doces.

“Alimentação adequada e prática de exercícios físicos é essencial para conter a doença. Além da ampliação de acesso ao tratamento, temos atuado fortemente na promoção de hábitos saudáveis”, afirmou o ministro Ricardo Barros.

Existem as pessoas que já têm diagnóstico de diabetes. Para elas, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente, já na atenção básica — porta de entrada do SUS, atenção integral, desenvolvendo ações de prevenção, detecção, controle e tratamento medicamentoso, inclusive com insulinas. Para monitoramento do índice glicêmico, ainda está disponível nas unidades de Atenção Básica de Saúde reagentes e seringas.

O programa do governo “Aqui Tem Farmácia Popular”, parceria do Ministério da Saúde com mais de 34 mil farmácias privadas em todo o país, também distribui medicamentos gratuitos, entre eles o cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.

Hábitos saudáveis
Incentivar uma alimentação saudável e balanceada e a prática de atividades físicas é prioridade do Governo Federal. Assim que assumiu o Ministério da Saúde, o ministro Ricardo Barros publicou uma Portaria proibindo venda, promoção, publicidade ou propaganda de alimentos industrializados ultraprocessados com excesso de açúcar, gordura e sódio e prontos para o consumo dentro das dependências do Ministério.

Para frear o crescimento do excesso de peso e obesidade no país, o Ministério da Saúde também adotou metas. Durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, realizado em março, em Brasília, o país assumiu como compromisso deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019 por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional. A ideia seria reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta e ampliar em, no mínimo, 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente.

Como alternativa para a promoção da alimentação saudável, foi publicado o Guia Alimentar para a População Brasileira. Reconhecida mundialmente pela abordagem integral da promoção à nutrição adequada, a publicação orienta a população com recomendações sobre alimentação saudável e a adoção de alimentos in natura ou minimamente processados como base da alimentação. O Governo Federal também incentiva a prática de atividades físicas por meio do Programa Academia da Saúde, com aproximadamente 4 mil polos habilitados e 2.012 com obras concluídas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?