metropoles.com

Dia “D” da vacinação contra H1N1 é neste sábado (13/5)

Até o momento, apenas 22,3 % do público-alvo do DF foi imunizado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Vacinação
1 de 1 Vacinação - Foto: istock

Sente dor de cabeça, nos músculos, febre, tosse ou tem dor de garganta? Esses podem ser sintomas de contágio da gripe H1N1. O Ministério da Saúde, a fim de ajudar na prevenção e aumentar a conscientização da importância da vacinação contra a doença, criou a campanha do Dia “D”, que ocorre neste sábado (13/5). Com uma novidade a partir desta edição: professores da rede pública e privada também vão receber o imunizante.

A vacina é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho há pouco tempo, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, que podem adquirir a doença com mais facilidade. Além disso, profissionais da saúde, detentos e profissionais do sistema prisional também devem receber o medicamento.

De acordo com pesquisas do ministério, até este mês, apenas 22,3% do público-alvo de Brasília foi vacinado.

O médico infectologista do Hospital Santa Luzia e membro da Rede D’Or São Luiz, Leandro Corrêa, explica que a vacina é uma maneira de prevenir a doença. Ele ressalta a importância da prevenção á transmissão do vírus, especialmente com a proximidade do inverno, período de maior incidência de transmissão.

“Para evitar o contágio, a população deve fazer uso de medidas simples de prevenção como lavar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro ou antes de comer”, relata o infectologista.

O Ministério da Saúde alerta que mesmo pessoas já vacinadas devem procurar imediatamente o médico ao apresentarem sintomas da gripe, especialmente se fizerem parte dos grupos vulneráveis às complicações. “O objetivo das campanhas de vacinação não é eliminar a circulação do vírus, mas sim reduzir a incidência de complicações e, consequentemente, o número de óbitos. A pessoa vacinada ainda pode pegar gripe e apresentar os sintomas, mas de forma mais branda”, completa o médico da Rede D’Or.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?