metropoles.com

Depois de RJ e SC, linhagem mais transmissível da Ômicron alcança SP

O subtipo BA.2 é até 33% mais transmissível do que a versão original da variante Ômicron (BA.1) e tem maior capacidade de infectar vacinados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andriy Onufriyenko/ Getty Images
Na ilustração colorida, vários vírus são representado
1 de 1 Na ilustração colorida, vários vírus são representado - Foto: Andriy Onufriyenko/ Getty Images

Após os estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina registrarem casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron da Covid-19, considerada a mais transmissível de todas, foi a vez de o estado de São Paulo somar novos infectados. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), agora são dois casos em São Paulo; dois no Rio de Janeiro; e um em Santa Catarina, totalizando cinco registros no país.

O subtipo é até 33% mais transmissível do que a versão original da variante Ômicron (BA.1) e tem maior capacidade de infectar pessoas já vacinadas.

Fiocruz

A Fiocruz divulgou, nesse sábado (5/2), ter realizado a identificação por meio da técnica de sequenciamento genético. O diagnóstico inicial foi feito com exame RT-qPCR nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) dos estados.

Posteriormente, as amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os procedimentos no local confirmaram as suspeitas.

Atualmente, a subvariante já foi identificada nos seguintes países: Filipinas, Nepal, Catar, Índia, Dinamarca, Botsuana, Quênia, Malauí, Senegal, África do Sul, entre outros.

Segundo o Instituto Estatal Serum, na Índia e na Dinamarca a BA.2 já substituiu a variante original da Ômicron. Nesses países, os casos de contaminação se aceleraram expressivamente nos últimos meses. E, na Inglaterra, mais de mil casos já foram confirmados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?