“Decisão é do governo”, diz prefeito de Anápolis sobre quarentena
Administração Bolsonaro avalia fazer na cidade goiana o isolamento inicial, por causa do coronavírus, de brasileiros que estão na China
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Anápolis (GO), Roberto Naves (PTB), afirmou, nesta segunda-feira (03/02/2020), que não há risco à população anapolina caso o governo federal resolva de fato estabelecer lá a quarentena dos brasileiros que estão na China. Eles serão trazidos de volta ao Brasil devido ao risco de contaminação pelo coronavírus de cidadãos brasileiros que estão na região de Hubei.
Além de ter uma pista em que o avião poderia pousar, dentro da base militar, a cidade goiana também interessa à administração de Jair Bolsonaro (sem partido) pela proximidade com o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília (DF). O governo também estuda fazer com que, caso algum dos repatriados manifeste sintomas da doença, a unidade médica na capital federal receba o caso suspeito.
“Gostaríamos de tranquilizar a todos, [pois] essas pessoas não irão transitar pela cidade, não usarão o sistema de saúde municipal. Depositamos total confiança no presidente e queremos deixar bem claro que qualquer um deles que apresentar sintomas não sairá da China. Portanto, não são pacientes”, declarou o prefeito.
Nesta terça-feira (04/02/2020), Roberto deve estar em Brasília, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), para discutir a possibilidade de quarentena. “Mas é uma decisão do governo federal, é caso de saúde pública nacional”, pontuou, acrescentando que não cabe à administração municipal decidir sobre o assunto.
Coronavírus
O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (03/02/2020), que vai decretar situação de emergência em todo o país para lidar com o coronavírus. A medida dá certa flexibilidade ao governo na gestão de recursos, possibilitando, por exemplo, compras e contratações sem licitação.
Entre as possibilidades de destinos para os brasileiros repatriados estão, além de Anápolis, Florianópolis (SC) ou alguma cidade do Nordeste do país. As pessoas que ficarão em quarentena são aquelas que estão em Wuhan, epicentro do surto.