metropoles.com

Cuba, Suriname, Chile: veja países que receberam medicamentos do Brasil

Governo realiza doações humanitárias de medicamentos e insumos de saúde em casos que não comprometem o abastecimento do SUS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF Zolgensma
1 de 1 Vacina Prédio do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF Zolgensma - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde já realizou, em 2023, doações humanitárias de medicamentos e insumos de saúde para 11 países. As cooperações, de acordo com a pasta, ocorrem apenas após checagem que assegure que os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) não serão afetados, como a disponibilização de remédios perto da data de vencimento.

Uma das doações foi a de 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina a Cuba no mês de março. O envio é feito após pedido dos países e análise do ministério.

Os outros países que receberam doações de insumos de saúde do Brasil são: Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Sri-Lanka, Suriname e Trinidad e Tobago. O envio é monitorado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Entre os itens doados estão vacinas, anticoncepcionais, insulina e medicamentos contra HIV e tuberculose. Em alguns casos, os países que solicitam a doação passam por emergências de saúde ou se responsabilizam pelos custos de transporte dos itens solicitados.

Em nota, o Ministério da Saúde ressalta que adota estratégias para “minimizar perdas pelo vencimento dos produtos” e, dessa forma, “alcançar o máximo aproveitamento dos investimentos públicos em medicamentos e insumos estratégicos que tenham prazos de validade limitados”.

Veja cada doação feita pelo governo brasileiro neste ano:

Cabo Verde

O governo das ilhas africanas solicitou ao Brasil 80 mil doses de vacina: 50 mil contra o vírus do papiloma humano (HPV) e 30 mil contra a febre amarela. As autoridades do país também solicitaram que os imunizantes tivessem validade superior a dois anos.

As doses enviadas pelo Brasil têm validade menor que o solicitado, mas a doação foi aceita por Cabo Verde. O material chegou em 24 de junho.

Chile

Na comunicação enviada ao Itamaraty, o governo chileno afirmou que “o Programa Nacional de Tuberculose local se encontra desabastecido de medicamentos para o combate à tuberculose”. Dessa forma, solicitou ao Brasil o envio de três opções de remédios para o tratamento da doença:

  • 350 mil comprimidos de isoniazida 100mg;
  • 210 mil comprimidos de dose fixa combinada com rifampicina 150 mg, isoniazida 75 mg, etambutol 275 mg e pirazinamida 400 mg; e
  • 220 mil comprimidos de dose fixa combinada com rifampicina 150 mg e isoniazida 75 mg.

O pedido chegou ao Chile em 9 de fevereiro. O governo brasileiro aceitou a proposta de doação, mas reduziu a quantidade enviada:

  • 280 mil comprimidos de isoniazida 100 mg;
  • 148.050 comprimidos de dose fixa combinada com rifampicina 150 mg, isoniazida 75 mg, etambutol 275 mg e pirazinamida 400 mg; e
  • 160.608 comprimidos de dose fixa combinada com rifampicina 150 mg e isoniazida 75 mg.

Cuba

A doação feita a Cuba, que enfrenta crise de abastecimento de remédios, foi de 11.800 ampolas do antibiótico doxiciclina. O medicamento é utilizado para tratar doenças como malária, cólera, febre tifóide e outras infecções.

O carregamento, transportado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), chegou ao país em 27 de março, de acordo com o Itamaraty.

Em documentos aos quais o Metrópoles teve acesso por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Ministério da Saúde brasileiro destacou que se esforçava para retirar o estoque deste remédio do almoxarifado devido ao curto prazo de vencimento, por meio de propostas de doação e distribuição a estados e municípios.

Dominica

A pequena ilha caribenha de Dominica, com população estimada em pouco mais de 72 mil habitantes, pediu 3.100 doses e 3.800 ampolas de diferentes imunizantes. São eles:

  • 100 doses de vacina tríplica DTP;
  • 3 mil doses de vacina pentavalente;
  • 50 ampolas de vacina tríplica TVV;
  • 3 mil ampolas de vacina varicela; e
  • 750 ampolas de vacina pneumocócita.

A doação chegou ao país destinatário em duas remessas: nos dias 18 e 24 de junho.

Guiana e Guiné-Bissau

Guiana, na América do Sul, e Guiné-Bissau, na África Ocidental, solicitaram doações do mesmo medicamento: o anticoncepcional levonorgestrel/etinilestradiol.

Guiana recebeu 48 mil comprimidos no dia 17 de março. Já Guiné-Bissau requisitou apenas 2.520 comprimidos, entregues em 25 de março.

Haiti

Em crise humanitária, o pequeno país na ilha de São Domingos pediu ao Brasil 5 mil doses de vacina antirrábica.

Os imunizantes chegaram à nação caribenha em 16 de março.

Palestina

A Palestina, por sua vez, requisitou 60 mil doses da vacina tríplice bacteriana (DTP), que previne difteria, tétano e coqueluche.

Os imunizantes foram entregues em 15 de abril.

Sri-Lanka

O Sri-Lanka é um país insular localizado ao sul da Índia. Ao governo brasileiro, as autoridades pediram 10 mil frascos de insulina humana regular.

Além disso, 8 milhões de ponteiras de polipropileno, filtro hidrófobo, estéril, livres de dnase e rnase. Os materiais são usados para procedimentos médicos.

A doação chegou ao destino nos dias 8 e 9 de maio.

Suriname

Menor país da América do Sul, Suriname tem população estimada em cerca de 612 mil pessoas. As autoridades locais informaram passar por “desabastecimento de medicamentos para o combate à tuberculose”.

O Brasil atendeu o pedido de doação e disponibilizou 9.600 comprimidos de dose fixa combinada com rifampicina 150 mg, isoniazida 75 mg, pirazinamida 400 mg e etambutol 275 mg para o tratamento da fase inicial da doença.

Os medicamentos chegaram a Suriname em 14 de março.

Trinidad e Tobago

A ilha caribenha de Trinidad e Tobago solicitou ao Brasil 9 mil frascos de dolutegravir 50 mg. O remédio é um antirretroviral, utilizado para o tratamento de pacientes que vivem com HIV.

A doação foi entregue em 26 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?