metropoles.com

Cristo é iluminado para marcar campanha de vacinação contra a gripe

Postos de saúde estarão abertos neste sábado, em todo o país, para reforçar imunização de público alvo, como crianças, gestantes e idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Cristo Redentor é iluminado para campanha do Movimento Vacina Brasil.
1 de 1 Cristo Redentor é iluminado para campanha do Movimento Vacina Brasil. - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado nesta sexta-feira (03/05/2019) com as cores da camisa do Movimento Vacina Brasil – É Mais Proteção para Todos. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acendeu as luzes da projeção, acompanhado de lideranças da área da saúde municipal e estadual e também representantes de matrizes religiosas.

Neste sábado (04/05/2019), ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e chamar o público prioritário para se vacinar.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o estado com maior cobertura vacinal é o Amazonas, com 67,6%; seguido por Paraná, 38,8%, e do Amapá, 36,5%. Os estados com pior cobertura são Pará (10,4%), Rio de Janeiro (12%) e Roraima (18%). De acordo com o ministério, a posição favorável do Amazonas se deve ao fato de o estado ter iniciado a vacinação antes dos demais.

A campanha “Não Coloque a sua Vida e a de Quem Você Ama em Risco. Vacine contra a Gripe”, tem como alvo idosos (maiores de 60 anos), crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas, professores da rede pública e privada, além de integrantes das forças de segurança e salvamento.

Postos abertos
O Dia de D de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da vacinação dos grupos prioritários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse dia, todas os 41,8 mil postos de vacinação do país estarão abertos.

O ministro ressaltou a importância de que todos que estejam incluídos nos grupos prioritários se vacinem e garantiu sua segurança. “Esta vacina é testada, são cepas que circulam em nosso território. Já temos há muito tempo a redução das pneumonias, das mortes por gripes. Ela tem uma biossegurança comprovada em todos os anos anteriores”, disse Mandetta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?