CPI aprova convocação de ex-secretário da Saúde e membro da Conitec
Convocações mantêm pressão sobre o governo federal e empurram investigação de estados e municípios para depois
atualizado
Compartilhar notícia
Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovaram, nesta terça-feira (18/5), a convocação do ex-secretário do Ministério da Saúde Antônio Élcio Neto e Hélio Angotti Neto, presidente do plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Antônio Elcio atuava na gestão na secretaria executiva da Saúde, ele era considerado o número dois do órgão na gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello e foi exonerado da pasta neste ano, quando o cardiologista Marcelo Queiroga assumiu o comando do ministério.
Hélio Angotti, por sua vez, será convocado para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos da Conitec no desenvolvimento de um protocolo para tratamento de pacientes da Covid-19. No entendimento do colegiado, a comissão está atrasada na elaboração do procedimento voltado à recuperação dos infectados.
Em nota recém-divulgada, a Conitec afirmou que avalia “a partir da análise das evidências científicas sobre a tecnologia” a inclusão de novas terapias e tratamentos na rede pública de saúde para os pacientes do vírus.
No documento, a comissão defendeu que acompanha “todos os estudos científicos publicados nacional e internacionalmente sobre tecnologias para prevenção, tratamento e diagnóstico da doença”, desde o início da pandemia.
A comissão parlamentar de inquérito ouve, nesta manhã, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Ainda nesta semana, o colegiado colhe os depoimentos do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e a secretária Mayra Pinheiro, popularmente conhecida como Capitã Cloroquina.