Covid: Anvisa amplia validade de vacinas já distribuídas pela Fiocruz
Validade das doses passa de seis para nove meses. Decisão anterior havia autorizado aumento para vacinas que ainda serão distribuídas
atualizado
Compartilhar notícia
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda (11/4), a ampliação da validade de lotes de vacina contra Covid produzidas pela Fiocruz. A medida vale para imunizantes já distribuídos e fabricados.
A decisão altera o prazo de seis para nove meses. A lista com todos os lotes afetados pela deliberação está aqui. No fim de março, a agência havia aprovado ampliação semelhante, mas apenas para as doses que ainda serão distribuídas.
As doses que já se encontram com estados e municípios podem ser aplicadas dentro do novo prazo de validade, mesmo com o rótulo ainda não atualizado. Já as fabricadas a partir de 30 de março devem ser envasadas com os nove meses de validade.
“A decisão considerou pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência e a avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a rastreabilidade e identificação dos lotes já distribuídos”, explica a Anvisa, em nota.
O pedido de ampliação foi protocolado na Anvisa em 11 de fevereiro. “É importante esclarecer que, em agosto do ano passado, a Anvisa também aprovou a ampliação da validade da vacina Covid-19 (recombinante), fabricada pela empresa Serum Institute of India Pvt Ltd (SII), e importada pela Fiocruz”, disse a autarquia em nota.