metropoles.com

Covid: 59 milhões de brasileiros estão com reforço atrasado, diz Saúde

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná são as Unidades da Federação com maior número de pessoas sem a proteção extra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mulher de óculos e máscara mostrando agulha com vacina
1 de 1 Mulher de óculos e máscara mostrando agulha com vacina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A dose de reforço da vacina contra a Covid-19 tem se mostrado essencial para proteção contra a Covid em geral – e a variante Ômicron em particular. Apesar disso, mais de 59 milhões de brasileiros elegíveis para a terceira dose ainda não receberam o imunizante.

O levantamento, elaborado pelo Ministério da Saúde, identificou cinco estados com mais pessoas com o reforço atrasado: São Paulo (15,7 milhões), Minas Gerais (5,3 milhões), Rio de Janeiro (4,9 milhões), Bahia (3,6 milhões) e Paraná (3 milhões).

A orientação da pasta, adotada no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, é de que a dose de reforço seja inoculada no mínimo quatro meses após a segunda dose. Ainda de acordo com o ministério, a dose extra já foi aplicada em 62,3 milhões de brasileiros, o equivalente a 39% da população acima de 18 anos.

Em São Paulo, o governo estadual começou a aplicar uma quarta dose em idosos acima de 80 anos. A medida, porém, ainda não é aconselhada pelo ministério.

“Até o momento, os especialistas não indicam a aplicação dessa chamada quarta dose, que para muitos seria a primeira dose do ano de 2022”, relembrou o ministro Marcelo Queiroga, na segunda-feira (14/3). A prioridade continua a ser aumentar a cobertura vacinal com as duas primeiras doses e o reforço.

“A equipe técnica tem trabalhado sobre esse assunto, no âmbito da CTAI-Covid, discutindo com especialistas. A secretária Rosana Melo tem me informado a respeito desses dados”, continuou o cardiologista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?