Covid-19: DF e 4 estados estão perto da aceleração descontrolada
Servidores do Ministério da Saúde falaram neste sábado sobre o combate à pandemia de coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde informou, em boletim epidemiológico deste sábado (04/04), que a transmissão do novo coronavírus está saindo do primeiro estágio – de transmissão localizada – para a fase de “aceleração descontrolada”. Em entrevista coletiva, servidores da pasta informaram que isso deve ocorrer primeiro no Distrito Federal e em outros quatro estados: São Paulo, Ceará, Amazonas e Rio de Janeiro.
“São estados que recebem mais viajantes internacionais. Esperamos que aconteça nas próximas semanas essa aceleração descontrolada nesses estados”, disse o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo.
A pasta pontua que é importante as pessoas respeitarem o distanciamento social, enquanto o país espera equipamentos de proteção individual (EPIs), para “evitar o colapso” nas unidades de saúde.
O Ministério da Saúde atualizou na tarde deste sábado os números da epidemia do coronavírus no Brasil. Segundo a plataforma da pasta, há, no momento, 10.278 casos confirmados da doença e 431 óbitos registrados. A taxa de letalidade é de 4,2%
O balanço anterior, divulgado na tarde de sexta-feira (03/04)), apontava 359 mortes e 9.056 casos confirmados de coronavírus no Brasil.
Foram 1.222 casos confirmados (13% a mais que no dia anterior) e 72 óbitos (20% a mais que o dia anterior).
O DF tem a maior taxa de mortalidade no Brasil: 14,9%.
Veja a apresentação feita pelo Ministério da Saúde neste sábado:
2020_04_04 – Covid – Atualização de Vigilância Epidemiológica – Sábado by Raphael Veleda on Scribd