metropoles.com

Coronavírus: testes “em momento errado” podem dar falso negativo

Ministério da Saúde quer acelerar testagem de infecções pela Covid-19, mas informa que número de “falsos negativos” será alto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Ministério da Saúde tem enfrentado alguma dificuldade para fazer chegar ao Brasil testes de coronavírus, mas mantém a previsão de comprar 20 milhões de unidades e promete começar a testar mais a partir da próxima semana.

Boa parte dos testes, porém, poderão apontar um “falso negativo” por serem feitos em um “momento errado, inadequado”, disse neste sábado (04/04) o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, que liderou a coletiva diária sobre os esforços governamentais contra a Covid-19 no lugar de seu chefe, o ministro Luiz Henrique Mandetta, que tirou o sábado para descansar.

Gabbardo não detalhou qual seria o momento errado, mas deu a entender que a chance de um falso negativo é maior em pacientes que estão em estágios iniciais da doença e não desenvolveram os sintomas.

“Pode ser que a resposta dos anticorpos ainda não consiga ser detectada pelo teste. Então não é problema de qualidade do teste, mas o momento em que se testa”, explicou.

“Por isso, muitos diagnósticos positivos para coronavírus serão feitos com base em outros exames, como imagem, tomografia, mesmo que o teste dê negativo”, disse ainda.

“Quando dá positivo, porém, dificilmente estará errado o diagnóstico”, concluiu Gabbardo.

Balanço de sábado
O Ministério da Saúde atualizou na tarde deste sábado (04/04) os números da epidemia do coronavírus no Brasil. Segundo a plataforma da pasta, há, no momento, 10.278 casos confirmados da doença e 432 óbitos registrados. A taxa de letalidade é de 4,2%

O balanço anterior, divulgado na tarde dessa sexta-feira (03/04), apontava 359 mortes e 9.056 casos confirmados de coronavírus no Brasil.

Foram 1.222 casos confirmados (13% a mais que no dia anterior) e 72 óbitos (20% a mais que o dia anterior).

O DF tem a maior taxa de mortalidade no Brasil: 14,9%.

Veja a apresentação feita pelo Ministério da Saúde neste sábado:

2020_04_04 – Covid – Atualização de Vigilância Epidemiológica – Sábado by Raphael Veleda on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?