Coronavírus: testes “em momento errado” podem dar falso negativo
Ministério da Saúde quer acelerar testagem de infecções pela Covid-19, mas informa que número de “falsos negativos” será alto
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde tem enfrentado alguma dificuldade para fazer chegar ao Brasil testes de coronavírus, mas mantém a previsão de comprar 20 milhões de unidades e promete começar a testar mais a partir da próxima semana.
Boa parte dos testes, porém, poderão apontar um “falso negativo” por serem feitos em um “momento errado, inadequado”, disse neste sábado (04/04) o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, que liderou a coletiva diária sobre os esforços governamentais contra a Covid-19 no lugar de seu chefe, o ministro Luiz Henrique Mandetta, que tirou o sábado para descansar.
Gabbardo não detalhou qual seria o momento errado, mas deu a entender que a chance de um falso negativo é maior em pacientes que estão em estágios iniciais da doença e não desenvolveram os sintomas.
“Pode ser que a resposta dos anticorpos ainda não consiga ser detectada pelo teste. Então não é problema de qualidade do teste, mas o momento em que se testa”, explicou.
“Por isso, muitos diagnósticos positivos para coronavírus serão feitos com base em outros exames, como imagem, tomografia, mesmo que o teste dê negativo”, disse ainda.
“Quando dá positivo, porém, dificilmente estará errado o diagnóstico”, concluiu Gabbardo.
Balanço de sábado
O Ministério da Saúde atualizou na tarde deste sábado (04/04) os números da epidemia do coronavírus no Brasil. Segundo a plataforma da pasta, há, no momento, 10.278 casos confirmados da doença e 432 óbitos registrados. A taxa de letalidade é de 4,2%
O balanço anterior, divulgado na tarde dessa sexta-feira (03/04), apontava 359 mortes e 9.056 casos confirmados de coronavírus no Brasil.
Foram 1.222 casos confirmados (13% a mais que no dia anterior) e 72 óbitos (20% a mais que o dia anterior).
O DF tem a maior taxa de mortalidade no Brasil: 14,9%.
Veja a apresentação feita pelo Ministério da Saúde neste sábado:
2020_04_04 – Covid – Atualização de Vigilância Epidemiológica – Sábado by Raphael Veleda on Scribd