Coronavírus: “Estamos atentos”, diz ministro sobre teste positivo
Segundo o Ministério da Saúde, o instituto deve divulgar o resultado do exame de contraprova no brasileiro que veio da Itália nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no teste realizado no brasileiro que recentemente chegou de viagem à Itália deixou em alerta as autoridades de saúde. “Estamos atentos”, postou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na sua conta do Twitter.
Veja:
Estamos atentos??! https://t.co/bLqHyDa3eG
— Henrique Mandetta (@lhmandetta) February 25, 2020
Segundo nota do Albert Einstein, o paciente, um homem de 61 anos, procurou atendimento na noite dessa segunda-feira (24/02/2020), na Unidade Morumbi (SP), com sintomas semelhantes aos do Covid-19, “sendo confirmada a infecção viral pelo novo coronavírus após a realização do teste PCR em tempo real”.
No entanto, o paciente ainda passará por novo exame, o de contraprova, no Instituto Adolfo Lutz, para a confirmação de que é realmente portador do coronavírus.
De acordo com o Ministério da Saúde, o instituto deve divulgar o resultado do segundo teste nesta quarta-feira (26/02/2020), por volta das 11h.
Busca ativa
Em outra iniciativa, as secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo já iniciaram a busca ativa a quem manteve contato com o paciente nos últimos dias, entre familiares, passageiros do voo que o trouxe da Europa e funcionários do Albert Einstein.
Esta ação conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à companhia aérea.