Coronavírus: brasileiros chegarão a Anápolis às 3h de domingo
A primeira atividade dos repatriados será às 10h de domingo, quando receberão orientações sobre a quarentena em Goiás
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Anápolis (GO) – Os aviões que trarão os 34 brasileiros repatriados da região de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus, já estão a caminho do Brasil e devem pousar na Base Aérea de Anápolis por volta das 3h da madrugada deste domingo (09/02/2020).
As aeronaves deixaram Wuhan na sexta-feira (07/02/2020). O itinerário do voo inclui paradas técnicas na Polônia, Espanha e Fortaleza, última escala antes de aterrissar na cidade goiana, distante 55km da capital do estado, Goiânia.
Além dos 34 brasileiros, quatro poloneses e um chinês também embarcaram nos aviões enviados para a missão. Eles desceram em Varsóvia, na Polônia. Também há uma indiana no grupo, que não está listada entre as pessoas que saíram durante a parada técnica.
A delegação destacada para a missão de resgate dos brasileiros em Wuhan é composta não apenas da tripulação: médicos e diplomatas acompanham o grupo. No total, 58 pessoas estão distribuídas nos dois aviões da Força Aérea.
Além dos 34 brasileiros, há seis estrangeiros que pegaram carona até no avião. Sete crianças, entre 2 e 7 anos de idade, estão entre os repatriados.
Operação Regresso à Pátria Amada Brasil
Equipe médica do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) se prepara para realizar a triagem dos brasileiros que embarcarão nas aeronaves VC-2 da FAB em Wuhan, na China.#FABrepatriação #FAB #OperaçãoRegresso #CoronaVírus #IMAE pic.twitter.com/bepagzI2wD
— Força Aérea Brasileira ?? (@portalfab) February 7, 2020
Operação Regresso à Pátria Amada Brasil
Imagem dos primeiros brasileiros que serão repatriados embarcando em uma das aeronaves VC-2 da FAB em Wuhan, na China.#AsasqueProtegemOPaís #FABrepatriação #FAB #OperaçãoRegresso #CoronaVírus pic.twitter.com/98A2g6OUVv
— Força Aérea Brasileira ?? (@portalfab) February 7, 2020
Todos eles passaram por exames ainda em solo chinês, para que fosse descartado qualquer sintoma associado ao coronavírus. Aqueles que apresentaram boas condições de saúde puderam embarcar. Esse foi um requisito imposto pelo grupo interministerial que coordenou o retorno dos brasileiros da região de Wuhan, epicentro do coronavírus.
Assim que as aeronaves pousarem na Base Aérea, onde ficarão hospedados nos hotéis de trânsito da FAB, o grupo será submetido a uma quarentena de 18 dias, com monitoramento diário três vezes ao dia.
O local foi todo reformulado para receber o grupo. Haverá internet banda larga livre, seis refeições ao dia, videogames, biblioteca, brinquedoteca e apresentação da banda militar. Todos serão orientados a usarem máscaras durante a estadia.
Os apartamentos são equipados com televisão, frigobar e ar-condicionado. Para abrigar as crianças menores, foram instalados berços.