metropoles.com

Coronavírus: Anvisa cria grupo de emergência para monitorar casos

Com atuação em portos e aeroportos, autoridades de saúde vão acompanhar suspeitas e agilizar a notificação de possíveis doentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anvisa/internet
anvisa
1 de 1 anvisa - Foto: Anvisa/internet

Após alertas internacionais, autoridades brasileiras criaram um grupo de trabalho para monitorar a circulação e os casos suspeitos de coronavírus no país. Os trabalhos serão coordenados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mundo, 106 pessoas morreram após contrair o vírus e 4 mil foram infectados.

O decreto com a determinação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28/01/2020). A portaria é assinada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Entre os integrantes que farão parte do grupo estão gerentes de Controle Sanitário de Produtos e Empresas em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.

“O Grupo de Emergência terá prazo de duração indeterminado, com suas atividades se iniciando a partir da data de publicação desta portaria”, determina o texto.

Reprodução/DOU

Os sintomas da nova gripe chinesa são semelhantes ao de uma pneumonia, como nariz entupido, garganta irritada e febre. Os coronavírus são uma família comum e bem conhecida mundialmente desde a década de 1960.
O novo vírus é uma variação inédita e foi identificado no começo de 2020. A Comissão Nacional de Saúde da China acredita que o novo coronavírus é transmitido pelo contato entre humanos. Provavelmente, o vírus viaja na saliva e sai do corpo pela tosse.
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SESMG) confirmou, nesta segunda-feira (27/01/2020), que uma jovem de 22 anos foi internada em Belo Horizonte com suspeita de contaminação pelo coronavírus. O Ministério da Saúde já havia descartado outros casos suspeitos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?