metropoles.com

Congresso internacional reúne especialistas em mais de 15 doenças raras

Médicos do Brasil e do exterior participam do evento on-line a fim de debater doenças raras que afetam a vida de 13 milhões de brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Universidades-antecipam-formatura-de-alunos-de-Medicina-2
1 de 1 Universidades-antecipam-formatura-de-alunos-de-Medicina-2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Progressivas, crônicas ou degenerativas, grande parte das doenças raras não tem cura, podendo levar até mesmo à morte. O assunto será abordado no IV Congresso Ibero-Americano de Doenças Raras, que ocorre nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro, de maneira on-line e totalmente gratuita.  No Brasil, pelo menos 13 milhões de pessoas são portadoras de alguma doença rara.

Um dos principais objetivos do evento é disseminar informação de qualidade, uma vez que três a cada dez brasileiros desconhecem o que são essas doenças. Para que isso seja possível, é necessário combater um grande problema: a desinformação.

Além disso, o diagnóstico precoce e tratamento adequado aumentam a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes.

O evento, gratuito, reunirá especialistas, pacientes, familiares, parlamentares, profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores com a proposta de discutir necessidades e obstáculos enfrentados por portadores de doenças raras. Com transmissão e tradução simultâneas, o congresso poderá ser acompanhado de qualquer lugar do mundo.

Entre os especialistas confirmados no congresso, estão os médicos portugueses, especialistas em medicina do sono, Miguel Meira e Cruz e Fernanda Dubourg, que abordarão a doença de Batten juntamente da médica brasileira Emília Katiane Embiruçu, no dia 27/10. Também portugueses, os oftalmologistas Ana F. Duarte e Eduardo D. Silva abrem a programação do dia 29/10 com o tema Neurofibromatose.

A Hemofilia será abordada no dia 28/10 pelo médico norte-americano Guy Yong em parceria com a médica brasileira Jussara Almeida, com o cofundador da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas) Rômulo Marques e o ortopedista Marcelo Ferrer.

Outros temas abordados pelo encontro são políticas públicas, diagnóstico precoce e terapêutico, peregrinação do paciente e do familiar, infraestrutura de acesso do paciente no âmbito da rede de serviços públicos brasileiros,e a apresentação do perfil socioeconômico de algumas doenças raras.

A organização é da Associação Maria Vitoria de Doenças Raras e Crônicas (Amavi), com o apoio institucional da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras (Febrararas).

Serviço

IV Congresso Ibero-americano de Doenças Raras (IV CIARDS)

Quando: dias 26 (abertura), 27, 28 e 29 de outubro de 2021

Veja a programação completa em: http://www.amaviraras.org/congresso/

Para se inscrever, acesse: http://www.amaviraras.org/congresso/

Telefone: (61) 98201-3885

Email: congresso@amaviraras.org

(*) Nathalia Piva é estagiária do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?