Com Covid-19, assessora da direção do Dnit preocupa servidores
Servidora, que está afastada do trabalho, perdeu o marido para a doença, que ambos contraíram em viagem ao exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Ter um colega de trabalho diagnosticado com coronavírus é uma preocupação cada vez mais recorrente entre os servidores federais. O número de funcionários públicos da União que testaram positivo para a Covid-19 é de pelo menos 165, como mostrou o Metrópoles nessa quinta-feira (16/04).
Entre eles, está uma servidora do gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Antônio Leite dos Santos Filho. Após uma viagem ao exterior, ela e o marido contraíram a doença. Na última segunda-feira (16/04), ele faleceu. Ela testou positivo, o que gerou apreensão e comoção entre os 700 servidores que ocupam o prédio sede da autarquia em Brasília.
A preocupação envolve primeiro medidas de proteção e contenção à Covid-19 dentro dos prédios do Dnit. Em segundo lugar, existe o receio de os funcionários terem tido contato com a servidora. Por último, há uma preocupação generalizada em função da rapidez com que a doença ceifou a vida do marido da servidora. Os relatos foram feitos por servidores em contato com a reportagem.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o casal contraiu a doença em uma viagem ao exterior. Logo que retornaram, porém, ela teria sido posta em quarentena, o que afastaria a segunda hipótese que tem preocupado os funcionários. A assessoria não informou qual o estado de saúde da servidora nem o destino da viagem.
Ainda assim, servidores que trabalham no local relataram ao Metrópoles um clima de preocupação e cobrança por condições mais seguras de trabalho.
Por sua natureza, atuando nas estradas federais de todo o país, o Dnit tem condições reduzidas de afastar servidores do trabalho presencial.
Na sede em Brasília, porém, o órgão informou, por meio da assessoria de imprensa, que está tomando precauções, e que parte da equipe está em home office, seguindo uma escala de revezamento nas idas ao prédio.
O órgão também informou estar distribuindo álcool em gel tanto para servidores e terceirizados quanto para os que atuam na linha de frente.
A assessoria de comunicação também se prontificou a responder quaisquer dúvidas que os servidores tenham pelo telefone (61) 3315-4665.
Veja parte das políticas que o órgão tem anunciado para prevenir a doença:
O DNIT tem tido um papel fundamental diante da crise do coronavírus (COVID-19). Diversas Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4’s) localizadas na região amazônica estão sendo utilizadas como postos de triagem e atendimento de saúde. pic.twitter.com/me1LCRtAoD
— DNIT (@DNIToficial) March 26, 2020
Na Bahia, os colaboradores do DNIT seguem uma série de medidas de prevenção ao coronavírus. Antes mesmo de iniciar o trabalho nas obras de manutenção da BR-101/BA, por exemplo, as equipes passam por um ponto de encontro criado para higienização e orientação. ? pic.twitter.com/RxQe5iKWvz
— DNIT (@DNIToficial) April 15, 2020