metropoles.com

CFM suspende norma que restringe prescrição medicinal de canabidiol

Medida limitava as possibilidades de tratamento com medicamentos à base de canabidiol, extrapido da cannabis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Goiânia (GO) 26/09/2022 Mãe de adolescente de 15 anos paralisia cerebral consegue, na justiça, acesso a canabidiolDilma Benjamin, mãe de Maria Eduarda, entrou com ação contra a Prefeitura de
1 de 1 Goiânia (GO) 26/09/2022 Mãe de adolescente de 15 anos paralisia cerebral consegue, na justiça, acesso a canabidiolDilma Benjamin, mãe de Maria Eduarda, entrou com ação contra a Prefeitura de - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Conselho Federal de Medicina (CFM) sustou, temporariamente, a resolução nº 2.324/2022, que restringe as possibilidades de prescrição de medicamentos à base de canabidiol para o tratamento de epilepsias – em crianças e adolescentes – refratárias aos tratamentos convencionais.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (24/10) em reunião plenária extraordinária e já foi encaminhada para publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Com a decisão, a partir da data de publicação, ficam suspensos os efeitos da norma, ficando sob responsabilidade do médico a decisão pela indicação do uso do canabidiol nas apresentações autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Também nesta segunda, o CFM abriu uma consulta pública para a população contribuir sobre o tema. As sugestões podem ser enviadas até 23 de dezembro, na plataforma do Conselho.

Entenda a resolução

A resolução que despertou polêmica foi publicada na última sexta-feira (14/10) e gerou protestos entre pacientes e familiares por limitar o uso do canabidiol para o tratamento de epilepsias relacionadas às síndromes de Dravet e Lennox-Gastaut e ao Complexo de Esclerose Tuberosa.

A regra deixou de fora pacientes que usavam o CBD para outros fins medicinais como, por exemplo, doença de Parkinson, Alzheimer, tratamento da dor crônica, da ansiedade e da depressão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?