CFM quer acelerar registro para que recém-formado atue no Mais Médicos
Força-tarefa de conselhos regionais de medicina auxiliará o Ministério da Saúde a preencher as vagas abertas com a saída dos médicos cubanos
atualizado
Compartilhar notícia
Os médicos que se formam ainda nesta ano podem ter uma chance de ingressar no programa Mais Médicos. Isso porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) orientou os conselhos regionais (CRM) a adiantar a emissão de registros profissionais desses estudantes. Se aprovada, a medida pode beneficiar mais de 20 mil alunos de medicina que terminarem o curso neste semestre. A informação é do jornal O Globo.
Mais cedo, o Ministério da Saúde anunciou que o edital de prorrogação das inscrições para o programa deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (22/11). Essa iniciativa pode ter a ver com a força-tarefa para acelerar os registros dos médicos recém-formados. Alguns conselhos, como os da Bahia e de São Paulo, já divulgaram que darão prioridade ao atendimento destes estudantes que estão se formando.
De acordo com a reportagem, as unidades dos CRMs devem abrir em horário estendido e aumentar o número de funcionários dedicados à área de registro. O Conselho Federal de Medicina já pediu a prorrogação do expediente de forma oficial.
O governo abriu processo seletivo com cerca de 8,5 mil vagas para substituir médicos cubanos. As oportunidades são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil.