Câmara aprova cirurgia reparadora gratuita nas mamas em caso de câncer
Atualmente as mulheres só têm direito à reconstrução da mama atingida pela doença. Projeto prevê assistência para os dois seios
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa quarta-feira (23/3), o plenário da Câmara aprovou o projeto que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia plástica reparadora nas duas mamas em pacientes de câncer.
O deputado defende o PL com a justificativa de que “a melhoria do ponto de vista estético auxilia a recuperação da mulher. Uma vez que elimina a fase em que, além de enferma, ela se sente também mutilada”.Desde 2013, o SUS oferece a cirurgia plástica para reparar a mama atingida pela doença. A proposta é do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT e precisa ser aprovada no Senado. Se a Casa também for favorável, as mulheres que passaram por tratamento contra o câncer de mama poderão operar os dois seios, deixando-os do mesmo tamanho.
A deputada Moema Gramacho (PT-BA) também acredita no projeto e afirmou que a iniciativa é importante pois permite que as mulheres tenham as duas mamas do mesmo tamanho.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres brasileiras, respondendo por 25% dos novos casos por ano.