metropoles.com

Brasil tem primeiro caso de coronavírus confirmado em São Paulo

Paciente é um homem de 61 anos que viajou para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Ele está em isolamento respiratório

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cargo plane carrying 42 people arrives in Ankara after evacuating them from Wuhan
1 de 1 Cargo plane carrying 42 people arrives in Ankara after evacuating them from Wuhan - Foto: Getty Images

O Brasil teve o primeiro caso de coronavírus confirmado. A suspeita foi atestada após contraprova realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo. O primeiro teste, divulgado no início da noite dessa terça-feira (25/02/2020) pelo Ministério da Saúde, deu positivo para o paciente.

Hospital Albert Einstein registrou a notificação do caso suspeito nessa terça-feira. Trata-se de um homem de 61 anos que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

A unidade de saúde informou que o paciente está em “bom estado clínico”, mas permanecerá em isolamento respiratório durante os próximos 14 dias. O hospital, um dos mais tradicionais no setor de saúde na capital paulista, não informou onde esse isolamento será cumprido.

Mais informações sobre o primeiro caso de coronavírus no Brasil serão apresentadas na manhã desta quarta-feira (26/02/2020), em coletiva realizada no Ministério da Saúde, em Brasília, com a participação do ministro Luiz Henrique Mandetta.

As secretarias estadual e municipal de São Paulo realizam a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto à companhia aérea.

Autoridades se esforçam para identificar e monitorar as pessoas que moram com o paciente, as que ele teve contato no Hospital Albert Einstein e as que viajaram no mesmo voo da Itália para o Brasil.

Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS e diariamente atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?