metropoles.com

Brasil registra melhor cenário epidemiológico desde 2020, diz Fiocruz

Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta (30), aponta tendência de queda de infecções a longo prazo na maior parte do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida mostra enfermeiro realizando teste de Covid em paciente - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra enfermeiro realizando teste de Covid em paciente - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Brasil apresenta o melhor cenário epidemiológico do país desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. É o que aponta o boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (30/9) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com a fundação, o país fecha o mês de setembro com os menores registros semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O estudo também aponta uma tendência de queda a longo prazo e estabilidade no curto prazo.

Das 27 unidades federativas, apenas Amapá e Distrito Federal apresentam sinal moderado de crescimento de infecções de longo prazo – a partir de seis semanas. No DF, esse aumento pode estar associado ao maior número de casos do vírus influenza A.

No quesito faixa etária, o estudo mostra que não houve alteração significativa na distribuição dos casos de Covid-19 por idade nos últimos meses.

No geral, os dados seguem apontando para o amplo predomínio do vírus SARS-CoV-2, especialmente na população idosa, apesar de manter a queda dos casos.

As crianças de 0 a 4 anos permanecem como segundo grupo com maior número de internações semanais no Brasil, representando entre 5 e 10% das hospitalizações.

Apesar da manutenção de queda nos casos associados a Covid-19, o vírus influenza A está mais presente nos estados de São Paulo e no Distrito Federal. Em setembro, segundo a Fiocruz, a influenza A representa 15% de todas as contaminações virais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?