metropoles.com

Bolsonaro determina recolhimento da Caderneta de Saúde da Adolescente

Segundo o presidente da República, o material contém “certas figuras que não caem bem para que meninos e meninas de 9 anos tenham acesso”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/EBC
Caderneta de saude do adolecente
1 de 1 Caderneta de saude do adolecente - Foto: Agência Brasil/EBC

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o recolhimento da Caderneta de Saúde da Adolescente, editada pela pasta. O motivo é o conteúdo do material, que também tem a versão para meninos. De acordo com o chefe do Executivo nacional, há “certas figuras que não caem bem para que meninos e meninas de 9 anos tenham acesso”.

O tema foi abordado na transmissão ao vivo que Bolsonaro fez pelo Facebook nesta quinta-feira (7/3), ao lado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e do porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. As lives, segundo o presidente, serão semanais, sempre às quintas-feiras.

Bolsonaro afirmou que teve conhecimento da caderneta, que chamou primeiramente de “caderneta de vacinação”, por meio do vídeo de uma senhora que criticava o material. O presidente pediu que conseguissem alguns exemplares em um posto de saúde. “Detalhe: ela [caderneta] é de 2012, da senhora Dilma Rousseff. E foi impressa em grande quantidade”, observou o titular do Palácio do Planalto.

As imagens da cartilha mostravam o desenvolvimento das partes íntimas de meninos e meninas e suas divisões, informações sobre higiene íntima e o uso de preservativos, entre outras.

Segundo Bolsonaro, a caderneta, de 40 páginas, apresenta conteúdos importantes, mas ressaltou que algumas partes são impróprias. “Tem boas informações, precisas, mas o final dela fica complicado, no meu entendimento. Se você pai ou mãe achar que não, é um direito seu”. O presidente deu uma sugestão aos pais: “Quem tiver a cartilha em casa, dá uma olhada. Porque vai estar na mão dos seus filhos. Se achar que é o caso, tira as páginas que tratam desse assunto”.

Nova cartilha
O presidente da República informou que ligou para o ministro Mandetta e a solução à qual chegaram é que será elaborada uma “nova cartilha”, com um menor número de páginas, mais barata e sem as figuras. “E vamos rapidamente distribuir e recolher essas anteriores”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?