metropoles.com

Barra Torres: fim da pandemia não está a “olhos vistos ou prazo curto”

Durante reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa, diretor-presidente pregou cautela e ressaltou papel da vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
CPI covid senado Oitiva do Antonio Barra Torres diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1
1 de 1 CPI covid senado Oitiva do Antonio Barra Torres diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, fez um alerta sobre a pandemia durante a leitura do voto que levou à aprovação emergencial do molnupiravir, remédio contra Covid da Merck Sharp & Dohme (MSD).

Barra Torres relembrou que o país tem registrado leve aumento na média do número de casos da doença nos últimos dias.

“Pelo menos no momento atual, não caminha para final a olhos vistos ou a prazo curto a pandemia da Covid-19. Precisamos estar atentos a essa monitorização”, disse.

O médico também ressaltou que o tratamento medicamentoso, com cada vez mais opções disponíveis no mercado, não substitui a vacinação. Ele celebrou a alta adesão dos brasileiros à campanha voluntária, superior a 80% com duas doses.

Com a aprovação unânime dos diretores da autarquia, a relatora do processo, Meiruze Freitas, também reforçou que a imunização continua a ser a estratégia mais efetiva para reduzir casos graves e óbitos pela doença.

“Aqueles que não completaram o curso completo de vacinação têm mais chances de apresentar sintomas moderados ou graves em comparação com aqueles que receberam um reforço, especialmente, os mais vulneráveis”, ponderou.

Antiviral para uso oral, o molnupiravir deve ser ingerido dentro de cinco dias após os primeiros sintomas da Covid. O fármaco impede que o vírus se replique e, dessa forma, reduz a gravidade da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?