metropoles.com

Backer: suspeitas de intoxicação por dietilenoglicol vão a 17

Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que quatro casos já foram confirmados e 13 seguem em investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem de cerveja Backer - Metrópoles
1 de 1 Imagem de cerveja Backer - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (13/01/2020), que já são 17 os casos suspeitos de contaminação por dietilenoglicol, substância identificada em pelo menos três lotes da cerveja Belorizontina, da Backer. Em nota, a pasta afirma que são 16 pacientes homens e uma mulher.

Desses casos, quatro são de suspeitas de “intoxicação exógena”, ou seja, provocada pela interação com um agente tóxico, foram confirmados – os demais seguem sob investigação. Até agora, já foi registrada uma morte, de um paciente de 55 anos.

Laudo da Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apontou a presença da substância tanto em produtos recolhidos na fábrica da cervejaria quanto nas casas das pessoas afetadas – e exames biológicos de quatro pacientes confirmaram a contaminação.

Segundo a pasta, após a notificação dos primeiros dois casos, foi realizada uma série de exames pela Fundação Ezequiel Dias e descartadas as hipóteses de “arboviroses, febres hemorrágicas (febre amarela, hantavirose, leptospirose e riquetisioses), infecções bacterianas e fúngicas sistêmicas, doenças neuroinvasivas, sarampo, hepatites virais, doença de Chagas, HIV, tuberculose, meningites e encefalites”.

Na última sexta-feira (10/01/2020), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o fechamento cautelar da cervejaria. Para justificar a medida, eles apontaram “risco iminente à saúde pública”. Nesta segunda-feira (13/01/2020), o Mapa mandou recolher todas as cervejas da empresa, em nome da proteção à saúde dos consumidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?