Após Conitec aprovar, uso do Paxlovid no SUS vai para consulta pública
Antiviral vendido em pílulas é fabricado pela Pfizer e pode ser usado para prevenir casos graves de Covid
atualizado
Compartilhar notícia
O Paxlovid, antiviral fabricado em pílulas pela Pfizer contra a Covid-19, está um passo mais perto de ser disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento recebeu parecer inicial favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável pela avaliação.
Em reunião nessa terça (12/4), a comissão encaminhou o Paxlovid ao próximo estágio para inclusão ao sistema público de saúde, que é a consulta pública. Com duração de dez dias, o processo começa a partir do momento em que sair a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
As contribuições na consulta pública poderão ser feitas no site da Conitec. O medicamento teve o uso emergencial aprovado em 30 de março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O antiviral é uma junção do nirmatrelvir e ritonavir. Pode indicado para tratamento da Covid em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para casos graves da doença.
Há pouco mais de uma semana, a pasta chancelou o uso do primeiro medicamento contra Covid no SUS. O baricitinibe será disponibilizado para tratamento de pacientes adultos, hospitalizados, que necessitem de oxigênio por máscara ou cateter nasal.
Ele já é utilizado pelo governo para tratamento de artrite reumatoide.