Após Amazonas, Acre inicia campanha de multivacinação antecipada
Estados do Acre e Amazonas foram escolhidos pelo Ministério da Saúde pelo risco de reinserção da poliomielite
atualizado
Compartilhar notícia
O estado do Acre inicia, neste sábado (27/5), a campanha de multivacinação. O lançamento da iniciativa será feito em frente ao Palácio Rio Branco, na capital Rio Branco (AC), às 10h.
O foco é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, elevando a cobertura vacinal. Os estados do Acre e Amazonas foram selecionados pelo Ministério da Saúde para anteciparem a campanha de multivacinação devido ao risco de reinserção de doenças já erradicadas, como a poliomielite.
Ambos fazem fronteira com o Peru, que voltou a registrar casos de pólio. Além da vacinação intensiva, feita com busca ativa de não vacinados, a ação pretende investigar pacientes com paralisias flácidas agudas, que podem indicar suspeitas de pólio.
A iniciativa começou por municípios de fronteira com o território peruano. “A escolha do estado busca conter o risco de reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos”, esclarece o ministério, em nota.
A pasta também realiza capacitações com as equipes do estado para atingir as metas de imunização por meio do microplanejamento. “As ações de microplanejamento consistem em diversas atividades com foco na realidade local. Além do ‘Dia D’ de vacinação, estão previstas ações em cidades de fronteiras, ações extramuros, tanto em áreas urbanas como em locais de difícil acesso, a formação de agentes comunitários, entre outros”, diz o ministério.