metropoles.com

Apesar de decreto, CNBB orienta que padres mantenham isolamento

Igrejas poderão permanecer abertas, mas apenas para orações individuais e transmissões de missas. Ideia é evitar disseminação do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Contrariando decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orientou que padres continuem mantendo a política de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/03), o mandatário da República classificou eventos religiosos como “serviços essenciais” e, assim, autorizou que eles continuem sendo realizados ainda que perdure o estado de calamidade pública pelo novo coronavírus.

Na prática, as igrejas poderão permanecer abertas, mas apenas para orações individuais e transmissões de missas, mantendo o distanciamento social. “Não há como entender que os instrumentos legais possam obrigar a reabertura das igrejas, muito menos para a prática de qualquer tipo de aglomeração”, sustenta o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado.

A única condição imposta pelo Decreto nº 10.292/2020 é de que sejam respeitadas as orientações do Ministério da Saúde, como por exemplo a distância mínima entre pessoas.

Para Portella, por mais que a igreja precise equilibrar o atendimento religioso aos enfermos e profissionais de saúde, “a vida e a caridade” vêm em primeiro lugar.

“Os pobres esperam de nós tanto a presença espiritual quanto material. Essa presença começa pelo testemunho de quem, preocupado, por certo, com os aspectos materiais, escolhe, porém, a vida e a caridade em primeiro lugar”, diz a nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?