metropoles.com

Anvisa: vacina da dengue é contraindicada a quem nunca teve a doença

Segundo estudo, doses do medicamento podem aumentar riscos de hospitalização ou quadro agravado dos sintomas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
dengue vacina
1 de 1 dengue vacina - Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, nesta quinta-feira (23/8), uma nova resolução sobre a aplicação da vacina da dengue. De acordo com estudos realizados pelo fabricante do medicamento, o laboratório Sanofi Aventis Farmacêutica, as doses devem ser contraindicadas para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

Segundo a Anvisa, esses indivíduos apresentam um aumento no risco de hospitalização ou de desenvolver a variação mais grave da dengue quando tomam a vacina e, posteriormente, contraem a doença. Ou seja, a possibilidade de agravamento para um quadro mais complexo, nessa situação, torna-se maior.

Contudo, a contraindicação não é exatamente uma proibição sobre a aplicação da vacina. Segundo a própria Anvisa, é possível, em alguns casos, o médico responsável considerar que o custo-benefício da imunização ainda compensa.

A decisão afeta a distribuição da Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Trata-se da única vacina contra a dengue com registro no Brasil, aplicada na rede privada de saúde. A exceção é o Paraná, onde o governo estadual decidiu fornecer o medicamento na rede pública.

A Anvisa deu prazo de 30 dias para o Sanofi adequar a bula eletrônica e enviar orientações para os locais onde a vacina já está sendo usada. Lotes que forem produzidos a partir desta quinta já devem trazer a contraindicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?