metropoles.com

Anvisa suspende uso e comercialização de silicones da Silimed

A decisão foi tomada porque agentes de vigilância identificaram falhas de boas práticas de fabricação na unidade do Rio de Janeiro. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Prótese-de-mama[1]
1 de 1 Prótese-de-mama[1] - Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou temporariamente a Silimed do Brasil e determinou a suspensão do uso e a comercialização de todos os implantes de silicone produzidos pela empresa. A decisão foi tomada porque agentes de vigilância identificaram falhas de boas práticas de fabricação na fábrica, localizada no Rio. Amostras foram coletadas e serão enviadas para análise.

A Anvisa afirmou estar em curso uma avaliação de risco dos produtos e esclareceu que a interdição é cautelar. De acordo com a agência, não foram identificados os riscos à saúde em consequência do uso dos produtos para implante. Por isso, pessoas que se submeteram a implante com produto não precisam adotar nenhum tipo de procedimento.

A Silimed teve a suspensão temporária do Certificado de Conformidade Europeu (CE) recomendada pelo organismo certificador da Alemanha. Na Europa, a recomendação é a de que esses produtos não sejam implantados até a emissão de novas orientações. Na Grã-Bretanha, a suspensão foi em 24 de setembro, em razão de contaminação. As fiscalizações identificaram a presença de partículas em superfícies de próteses mamária. Tais partículas são compostas do próprio material da prótese.

Em nota, a Silmed afirma estar tomando todas as medidas necessárias para corrigir e reverter a interdição na Europa e no Brasil . A empresa argumenta não haver especificações técnicas para as partículas em superfícies das próteses mamárias.

A empresa é a maior fabricante de próteses mamárias da América Latina e a terceira do mundo. Exporta para 60 países. Foi fundada há 33 anos. Em 2010, foram fabricados 340 mil implantes mamários. Dois terços disso, destinados aio mercado brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?